Um blog de Moda e História

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

“Hey mãe eu tenho um blog, durante muito tempo isso foi que eu queria ter”

A música “Terra de Gigantes” dos Engenheiros do Hawai, harmoniza muito bem com a discussão aqui proposta; a importância de ter um blog de moda, e não um blog qualquer, uma página virtual que torne a garota por de trás da tela famosa, criadora de tendências e melhor, que desperte a inveja/desejo em milhões de garotas pelo seu estilo de vida diferenciado da maioria e, esse diferencial tem muito haver com a quantia de reais que garotas assim ganham. Mas esse sonho é recente, para ser mais exata com menos de dez anos.
O primeiro blog que mostrava o look dia- a –dia foi da escritora, publicitária e colunista Cris Guerra, em meados de 2007 (http://www.crisguerra.com.br/). Logo o que parecia abstração, se tornou uma ideia criativa, garotas que antes tinham blogs para comentar da vida de celebridades, começaram a se tornar as próprias celebridades de sua página, temos como exemplo Camila Coutinho (http://www.garotasestupidas.com/) e Lia Camargo (http://www.justlia.com.br/).
(http://www.diamondmall.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/06/Cris-Guerra.jpg)
(http://blogs.diariodepernambuco.com.br/alvorocadas/wp-content/uploads/2013/08/29/livro-Moda-Intuitiva-cris-guerra.jpg)
(http://1.bp.blogspot.com/_jryYw0cMDqY/TPg44M9vIKI/AAAAAAAACKQ/xUblJ_M-xYc/s640/camila+coutinho+blog1.jpg)
(https://lh3.googleusercontent.com/-J5bPJH1kXc4/TXemqnvxRTI/AAAAAAAAAm8/kQ5AAxZA1UU/s640/1li.JPG)

Essas meninas tornaram o blog seu diário virtual, e mesmo que isso soe banal, o impacto real é enorme,aos poucos, garotas e mais garotas começaram a querer um closet enorme, sair de casa esbanjando tendências, ser reconhecida no mundo da moda. O maior exemplo, é a blogueira Camila Coutinho, no qual seu próprio blog cobriu seu casamento, e a cada postagem sobre o tema, víamos nos comentários pessoas implorando para ser convidadas ou desejando que um dia tivesse a mesma experiência. 
Antes o que era novidade, hoje é a maior parte do conteúdo da internet, mesmo assim foi só a minoria que deu certo, construindo assim uma “elite blogueira”, essa elite não se constitui só por fama, mas também por seu status social, não nos enganamos, boa parte dessas garotas fazem parte de uma elite econômica (distribuídas em diversas partes do Brasil e até mesmo fora dele), essa boa condição econômica ajudaram e muito na promoção do site e também facilitou o contato com as principais marcas, gerando assim um lucrativo negócio, o da publicidade.
Por falar em publicidade, esta é lado mais charmoso de toda a história, imagine só você, caro leitor, ganhando muito dinheiro para falar que usa um creme ou que usou tal marca de sapato, roupa ou qualquer outro acessório e para isso só precisa de uma publicação. Não é intenção dessa postagem taxar essa atividade como ruim ou boa, dizer que as blogueiras são espertas e os leitores fantoches, acredito que a discussão esta muito além disso, esta no jogo imaginário que isso implica, ou seja, ao mesmo tempo em que sabemos da existência do abismo que divide nós dessas blogueiras, quando compramos qualquer objeto no qual elas fazem propaganda nos sentimos, mesmo que por um segundo, iguais a elas. E esse sentimento faz toda a diferença, cria um laço que não existe. A grande sacada é essa, a empresa faz com que nós acreditemos que a menina bonita usa aquela marca, compramos, mas a verdade é que como já disse, essas garotas são de outro mundo, outra realidade, elas nunca usariam isso no seu dia – a – dia, e quando alguém rompe com esse sistema e abre a caixa de Pandora, as coisas ficam ruins para ambos os lados.
Em Uberlândia, temos Thássia Naves (www.blogdathassia.com.br) que já foi nomeada, pela revista Glamour, como influente da moda brasileira(recentemente foi a uma prova de roupa junto com a modelo Cara Delvevingne. Fiquei chocada!). Mas já teve problemas com essa publicidade, em 2012 ela foi advertida pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) por fazer publicidade velada de produtos de beleza. Atualmente, a blogueira continua fazendo postagens publicitárias, mas informando ao público. 
Esse lance de publicidade é tão complicado e denso, que o blog Shame on you, blogueira (http://blogueirashame.com.br/ ) se tornou o Batman do mundo fashion- virtual, vigiando de perto essa elite e dando tom de realidade aquela frase antiga : “... a burguesia fede, mas tem dinheiro para comprar perfume.”

LookBook: a “Igualdade” da moda
Essa ânsia de ser visto e admirado por outros desconhecidos ficou tão grande, que em meados de 2008, foi criado o site LookBook (http://lookbook.nu/), que é basicamente uma rede de pessoas que postam seu visual diariamente, os mais populares são os que possuem mais “hypes”. O site obteve um sucesso tão grande que se tornou uma vitrine da moda usual,diversas marcas usam disso também para promover suas peças. Pode parecer banal quando descrevo assim, mas é fascinante a ideia de todos poderem postar seus looks e ganhar elogios de desconhecidos e também apreciar uma moda que parece muito mais próxima de nós.

(Fotos: Paula Goulart)

Se numa publicação passada falei sobre a passagem da moda da passarela para as lojas de departamento, agora faço o mesmo caminho, mas referenciando os blogs e como estão intimamente ligados com comercio milionário que atinge o mesmo tanto ou mais de pessoas que gostam de moda, e melhor de um modo tão sutil que não sentimos. 

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