Um blog de Moda e História

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Os anos 1980: de Cyndi Lauper à Jennifer Beals



Durante os anos 80  foi fundada a MTV, canal que seria responsável por exibir vídeo-clipes e influenciar cultura e moda de várias gerações. É nesse momento também que Cyndi Lauper gravava uma versão para a música de Robert Hazard, Gilrs Just Wanna Have Fun, o hit que estourou e embalou paradas de sucesso por longos anos. Basta olhar o clipe e nos vem de imediato umas das primeiras questões colocadas pela Moda dos anos 1980: vestir-se espalhafatosamente. 



O hit iniciaria uma longa década marcada por cores, estampas de animais, bolinhas, etc. mas também a década que em contraposição às roupas largas dos anos 60 e 70 inauguraria a “primeira geração saúde” com a valorização da ginástica aeróbica e nesse sentido das roupas justas, sapatilhas e polainas.
Dificíl não lembrar, dessa forma, de outro grande clássico musical que marcou a era, o filme Flashdance, estrelado por Jennifer Beals - que na época tinha 20 anos -, com direção de Adrien Lyne – que gravaria uma versão de Lolita em 1997-  retrata a história de uma menina de classe baixa que busca realizar o sonho de ser bailarina. 



A capa do filme indica um pouco da liberdade proposta pela época, com a blusa cortada e certo tom de sensualidade. Enquanto Cindy Lauper cantava que as garotas só queriam se divertir, também em referência à liberdade a protagonista de flashdance ia em busca de seus sonhos, trabalhando como operária durante o dia e dançarina à noite.



No decorrer do filme a camiseta rasgada, assim como a calça, é recorrente, embora possa salientar a classe social da protagonista, nem por isso perde o tom de sensualidade, e será grandemente utilizada pelas pessoas ao longo dos anos. Quando não está compondo os trajes largos a aspirante a dançarina de sucesso encontra-se com seus trajes de dança, treinando. A busca pelo sonho enfatizada no filme.




São esses trajes – de dança e ginástica -, dentre outros, que se destacarão ao longo da década. O traje aeróbico de Lycra também usado pela modelo Christie Brinkley, que escreveu um livro sobre saúde e beleza, representou uma tendência do mercado de roupas esportivas. Não nos esquecendo das leggings e das polainas!



O apelo inicial a música da Cyndi Lauper foi por representar um primeiro momento da Moda anos 80, com a liberdade em se vestir, a “espalhafatosidade” do cabelo e todo o resto, um momento que não foi perdido ao longo da década, mas que conviveu com seu extremo oposto, a valorização da magreza e das roupas justas, quiçá sob o ícone Jennifer Beals. A escolha dessas duas imagens – da cantora e da atriz –, fez-se porque música e cinema eram grandes formas de apreensão de público da época, mas poderia se escolher para tratar da temática tantas outras que igualmente despertaram “apelo emocional” dos ouvintes, telespectadores e pessoas que acompanham a moda.
 As roupas de ginástica, mais enfatizadas nessa publicação, são apenas uma face da moda dos anos 80. Retomada aqui porque na nova era das academias não é o caso de se espantar se de repente fizéssemos – se já não está sendo feito - um back to 80!
Como sabemos, a moda circular, apropria-se sempre de peças e itens de outras gerações, e mesmo  os anos 80 – criticado por muitos – é vez ou outra reapropriado.
Suelen Caldas





fotos: Paula Goulart

8 comentários:

  1. I think you did a great replication :) And those leggings are bomb!

    Emma
    www.the-yellowbird.com

    ResponderExcluir
  2. Thanks for the sweet comment on my blog! I follow you now :)

    XxX
    http://fabulousstylews.blogspot.com
    www.facebook.nl/fabulousstylews

    ResponderExcluir
  3. Great post! Thx for sharing. Lovely blog here. Would you like to follow each other on GFC? Please let me know on my blog so I can follow back. Thank you.
    xox
    Lenya
    FashionDreams&Lifestyle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thx for the follow, following back on GFC #4
      xox
      Lenya

      Excluir
  4. Really love the 80', and I like your photos with sport clothes!
    I love your blog so I am your new follower.
    XOXO
    Thiscanbeperfect.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Excelente trabalho...Sucesso garantido...
    Eveline Caldas...

    ResponderExcluir
  6. I love this song and the movie is so amazing!
    Thanks for your comment!
    Wanna follow each other? I'm following you, so hope you follow back!
    Kisses!
    xx

    New post: www.thrill-hunter.blogspot.com

    ResponderExcluir