Um blog de Moda e História

quarta-feira, 26 de março de 2014

O Xadrez está de volta: estilo grunge como inspiração da semana de Nova York



Vocês devem ter visto por aí que as coleções outono/inverno das lojas de departamento vieram com tudo na onda nova yorkina com pegadas urbanas dos anos 70/80 e tendências do rock. O xadrez também voltou às coleções e o Pretty-à- Porter decidiu lembrar um pouco de uma época que ele foi marca bastante registrada.




A moda, como sabemos, pode estar muito associada à música. O Grunge foi um estilo saído do rock alternativo e surgiu no final da década de 1980. A aparência desleixada e as roupas de flanela rapidamente caíram na graça do público. A moda, que talvez não tenha surgido exatamente como uma moda, mas uma anti-moda também tinha como característica marcante os cabelos bagunçados e sem pentear. A forma da vestimenta não era apenas uma maneira de vestir pura e simplesmente, mas uma crítica radical às bandas que almejavam apenas o sucesso. Bem, o sucesso advindo disso pode ser entendido como paradoxos do mundo da música, e da moda.
O clipe abaixo, do Sonic Youth traz ninguém menos que Marc Jacobs...



O que se costuma ouvir por aí é que "xadrez nunca sai de moda". Mas agora "a coisa ficou séria", na semana de moda de Nova York o grunge recebeu destaque novamente, Richard  Chai e Nicolas K trouxeram para as passarelas inspirações do estilo, com sobreposições e muito xadrez. 



Atualmente na pegada mais urbana o xadrez é combinado ao jeans rasgado ou peças de couro. As botas também são presença sempre garantida no inverno e o tênis também é sempre bem vindo. Camisas amarradas na cintura também são marca do estilo.






Fotos: Matheus Borges

Um comentário: